quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Quem é Thomas Skidmore?

Considerado o maior brasilianista da atualidade, o historiador norte-americano Thomas Skidmore, 74 anos, autor de obras já clássicas, como Brasil de Getúlio a Castelo e Uma História do Brasil, livro que iremos discutir a partir do dia 16/02/2007, conforme cronograma de apresentação.

Skidmore é hoje Diretor do Centro para Estudos Latino-Americanos e professor de História Moderna Latino-Americana e Estudos Brasileiros e Portugueses da Universidade de Brown, EUA. Seu interesse pela política brasileira começou por açaso:



“Foi por acaso. Até 1960, toda minha carreira de historiador era voltada para a
Europa. Passei dois anos na Inglaterra, em Oxford, e fiz meu doutorado em Harvard, após um ano trabalhando com arquivos históricos sobre a Alemanha. Harvard não tinha, porém, professores especializados em estudos latino-americanos e achou que seria mais fácil investir nos que já estavam lá do que contratar novos. Me foi então oferecida uma bolsa de três anos, para que eu mudasse de especialidade. Aceitei, sabendo que ficaria no Brasil de 1961 a 1964. Eu já falava, além do inglês, francês e alemão, mas tinha que começar a aprender espanhol ou português. A aula de espanhol era às 8h da manhã e a de português, às 11h. Adivinhe qual escolhi... Foi isso que determinou minha carreira.”(SKIDMORE Apud D'Ambrosio, 2002)


O livro "Uma história do Brasil" de Skidmore analisa a formação do Brasil até a atualidade (1998 - época de FHC). Para uma visão da política atual do Brasil (Era LULA, veja entrevista com o autor.

Nenhum comentário: