segunda-feira, 19 de março de 2012

COMO FAZER UM RELATÓRIO?

1 - RELATÓRIO
O que é relatar? "re.la.tar - (lat relatu+ar2) vtd 1 Fazer o relato de; contar, expor, narrar, referir: Relatar os acontecimentos. Relatam os jornais aos leitores o que se passa diariamente em todo o mundo. 2 Exarar parecer sobre; fazer o relatório ou a parte preambular de (decreto, lei, processo etc.): Relatar um projeto de lei. 3Incluir, mencionar, relacionar: Relatou-o na lista dos convidados. 4 Defender (tese pública nas universidades). (MICHAELIS)

Na universidade, a gama de trabalhos pedidos aos alunos é variada e, não raro, esses trabalhos exigem a apresentação de relatórios. Os mais comuns para os estudantes são os relatórios de viagem, de estágio, de visita e técnico-científico.
Os mesmos consistem numa redação, na qual se apresenta, por escrito, o que foi observado, verificado ou pesquisado. Não se deve esquecer de fornecer todas as informações relativas a cada tipo de relatório, como por exemplo:
a) relatório de viagem – indicar data, destino, duração, participantes, objetivos e atividades desenvolvidas;
b) relatório de estágio e de visita – descrever o local, o período de duração, as atividades desenvolvidas pelo estagiário ou as observações feitas pelo visitante;
c) relatório técnico-científico – descrever experiências, investigações, processos, métodos e análises. Serve de informação dos resultados obtidos.
1. Como fazer um relatório
Como qualquer trabalho acadêmico, os relatórios devem conter introdução, desenvolvimento e conclusão, podendo ser acompanhados de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros.
Na elaboração e apresentação, é importante conhecer não só as qualidades exigidas de um relatório como, também, os cuidados no uso da linguagem científica, de ilustrações e citações.
A redação de um relatório, para atender ao que se propõe “deve levar em consideração sua finalidade (relatar o quê? para quem? por quê?), isto é, deve ser adequada às circunstâncias e aos objetivos” (ANDRADE, 1997 b, p.70).
Com relação ao que deve ou não ser incluído num relatório, é bom lembrar que esta é uma decisão que cabe a cada um. Como regra geral estabelece-se que o relatório deva ser conciso, embora haja situações em que o relato precisa ser minucioso.
Não se podem determinar regras a serem observadas na redação do relatório, porém, algumas recomendações de ordem geral podem ser feitas:
�� fazer transparecer as seguintes qualidades: precisão na escrita, clareza, estilo e vocabulário adequado ao tipo de relatório;
�� usar de linguagem científica “modesta, objetiva, evitando redundância de expressões, imprecisões, desperdício de vocábulos e adjetivação” (BARROS e LEHFELD, 1986, p.114);
�� expor os fatos ou atividades tal qual foram verificados, sem as opiniões pessoais, que devem ser reservadas para a conclusão;
�� redigir na terceira pessoa, evitando uso de expressões como “minha pesquisa”, “eu penso”, “concluí que”, “parece-me”, etc.;
�� colocar no final do relatório as referências bibliográficas caso tenham sido utilizados textos para consulta, ou ainda, filmes, mapas etc.
Enfim, a redação do relatório deve ser orientada pelas observações feitas, pelas documentações, pelas fontes bibliográficas, procurando responder as afirmações e argumentações.
A apresentação de uma conclusão é muito importante, pois, depois da colocação de todas as informações, dados etc., faz-se uma apreciação particular, sendo a construção do texto inteiramente pessoal.

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