Data
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Atividade
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I –
Introdução: Como se deve escrever (e
aprender) a história do Brasil?
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29/09
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Apresentação do Programa: discussão da bibliografia e das
atividades propostas – Avaliação Diagnóstica.
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01/10
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1.1.Da colonização do sentido
ao sentido da colonização
Texto de Trabalho (T)[1]: MARTIUS, Karl. Friedrich Philipp Von. Como se deve escrever a
história do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico
Brasileiro, 1991. Divulgado em https://docs.google.com/file/d/0B_KmZofvEaVoSi16UHZaeGFqZlU/edit?pli=1
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II – Sociedade Colonial
(1500-1808): as raízes do Brasil?
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06/10
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Texto de Trabalho (T): WEHLING, Arno e WEHLING, Maria
José C. de. Formação do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1994. (Cap1: Como se pensou
a formação colonial Brasileira). p.13-17.
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08/10
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2.1. População e Sociedade no
Brasil Colonial
Seminário
Temático (ST)[2]:
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1995. (Capítulo 1)
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2.2. Portugal e a política colonial
(ST): – FAORO, Raimundo. Os donos do Poder. A Formação do patronato político brasileiro. Volume 1. 3º ed. Rio de
Janeiro: Globo. 2001. (Cap. IV: O Brasil até o Governo Geral)
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(ST): – FAORO, Raimundo. Os donos do Poder. A Formação do patronato político brasileiro. Volume 1. 3º ed. Rio de
Janeiro: Globo. 2001. (Cap. V: A obra de Centralização Colonial
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2.3. Aspectos econômicos do Brasil
Colonial
(ST): PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São
Paulo: Brasiliense, 2004. (Cap.1 ao 5) p. 9-41
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(ST): PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São
Paulo: Brasiliense, 2004. (Cap.6 ao 12) p. 49-119.
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2.4.Formação cultural do Brasil:
nossas matrizes
(ST):
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia
patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1995. (Capítulo 2: O indígena na formação
da família brasileira)
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03/11
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(ST):
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala... (Cap. 3: O colonizador português: antecedentes e
predisposições)
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05/11
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(ST):
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala... (Cap. 4: O escravo negro na vida sexual e de família do
brasileiro)
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III - O
Estado Brasileiro: da Monarquia à República
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3.1. Crise da economia colonial
(ST):
FURTADO,
Celso. Formação Econômica do Brasil.
São Paulo: Nacional, 1977. (Cap.XVI a XIX).
[Entrega
Relatório I, referente à I e II unidades].
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3.2. Economia Exportadora Capitalista
(ST):
FURTADO,
Celso. Formação Econômica do Brasil.
São Paulo: Nacional, 1977. (Cap.XX a XXIV).
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(ST): PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São
Paulo: Brasiliense, 2004. (Cap.20) p. 192-204.
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19/11
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3.3. A
política imperial (Entre Centralização e Descentralização)
(ST): FAORO,
Raimundo. Os donos do Poder. A Formação
do patronato político brasileiro. Volume 1. 3º ed. Rio de Janeiro: Globo.
2001. (Cap. VIII: As diretrizes da Independência)
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(ST): FAORO,
Raimundo. Os donos do Poder. A Formação
do patronato político brasileiro. Volume 1. 3º ed. Rio de Janeiro: Globo.
2001. (Cap. IX: Reação e Centralização Monárquica)
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(ST): FAORO,
Raimundo. Os donos do Poder. A Formação
do patronato político brasileiro. Volume 1. 3º ed. Rio de Janeiro: Globo.
2001. (Cap. X: O sistema político no Segundo Reinado)
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3.4. Abolucionismo
(reformismo na Geração de 1870)
(T) PESSANHA, Andrea Santos.
Geração de 1870: nação e raça no contexto da Abolição
Pessanha. Revista Uniabeu. Belford Roxo V.5
Número 9 Jan. – Abr. 2012. Disponível em http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RU/article/view/376/pdf_138
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Unidade IV: Brasil na Primeira República: A abertura para o
Mundo
(T) SCHWRCZ,
Lilia Moritz (Dir.). História do Brasil
Nação. v. 3 - A Abertura para o mundo (1889-1930). Rio de Janeiro:
Objetiva, 2012.
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4.1 –
População e sociedade: cidadania e participação - Entrega Relátório II - [Referente
à Unidade III]
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4.2 – A vida Política: Entre o coronel e o lobisomem
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10/12
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4.3 – O processo econômico: liberalismo à brasileira, crise à
americana
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4.4 – A cultura: “românticos modernismos”
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17/12
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4.4 – A cultura: “românticos modernismos”
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Unidade V:
Entre marchas e revoluções: Em Busca do Brasil Moderno (1930-1964)
(T) SCHWRCZ,
Lilia Moritz (Dir.). História do Brasil
Nação: Olhando para dentro (1930-1964). R.J: Objetiva, 2013. Vol.4.
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05/01
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5.1 Para o oeste em busca do Brasil
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07/01
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5.1 Para o oeste em busca do Brasil
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12/01
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5.2 Estado Novo: autoritarismo e nacionalismo
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14/01
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5.3
Estado, industrialização e nacional-desenvolvimentismo
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19/01
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5.4 A cultura brasileira: seremos universais porque “nacionais”
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Unidade VI – Afinal, o que é o Brasil?
Brasis...
(ST):
RIBEIRO,
Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e
o sentido brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 476p.
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21/01
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(ST) 6.1. O Brasil Crioulo
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26/01
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(ST) 6.2. O Brasil Caboclo
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28/01
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(ST) 6.3. O Brasil Sertanejo
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02/02
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(ST) 6.4. O Brasil Caipira
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04/02
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(ST) 6.5. Brasis Sulinos: Gaúchos,
matutos e gringos
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09/02
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Entrega do
Relatório III – Avaliação Final Escrita Individual
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11/02
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Vista de
Provas
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23/02
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Encerramento do Curso
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[1] Os Textos de Trabalho (T)
são de leitura prévia obrigatória para
todos os alunos, que será aferida através da participação nos debates,
atividades orais e escritas realizadas em sala de aula.
[2] A preparação para a discussão em seminário deverá ser feita a
partir dos textos atribuídos conforme divisão pré-estabelecida para os Grupos de
Trabalho dos Seminários Temáticos (ST): Serão
considerados de leitura obrigatória para todos, mas os responsáveis pelo ST
deverão preparar exposição oral, problematizando o
tema.
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